Cortisol – o hormônio do stress, das inflamações e do sobrepeso

Stress

Comenta-se sempre sobre como o stress compromete a saúde. Mas afinal, o que é o stress? O stress é o estado de alerta em que o organismo entra ao se deparar com algo que requeira mais esforço ou concentração. Por exemplo: quando um professor questiona um aluno, ele entra em stress para se concentrar e responder a questão; ou, quando uma mamãe ouve um bebê chorando, ela entra em stress para saber o que ele precisa.

Estes são exemplos de stress bom, o tipo de stress normal que todo mundo enfrenta e que faz bem à saúde porque mantém o cérebro estimulado e ativo. Mas quando o stress faz mal?

O stress faz mal quando se prolonga por mais tempo que o necessário, ou quando não se justifica havendo excesso de trabalho e de responsabilidade. Por exemplo: quando um aluno vive preocupado com seu rendimento escolar sem motivos, ou porque sofre abusos do professor; ou, quando a mãe vive apenas para cuidar da criança, sem horário de descanso nem tempo para si mesma; ou, quando eventos graves ocorrem, como abuso físico ou psicológico, acidentes ou doenças graves.

Os eventos acima citados estimulam por tanto tempo o cérebro que causam um desequilíbrio químico, o que prejudica o funcionamento perfeito do organismo.

Cortisol

Como o stress prejudica a saúde?

O stress provoca um aumento da produção do cortisol, um hormônio que é de extrema importância para o funcionamento perfeito do nosso corpo. O cortisol controla nosso biorritmo, reduz nossas inflamações e estimula nossa imunidade. Quando os níveis de cortisol estão baixos (“cortisol baixo”), sentimos dores constantes, inflamamos por qualquer motivo e desenvolvemos um cansaço muito além do normal. Esse cansaço é chamado fadiga crônica.

O método mais comum de identificar o nível de cortisol é via exame de sangue, que deve ser coletado em estado de repouso e tranquilidade. Geralmente os laboratórios só realizam os exames antes das 9 horas da manhã, não mais que uma ou duas horas depois do paciente ter acordado. A coleta domiciliar (quando disponível para este exame) permite resultados mais confiáveis, já que evita-se preocupações com o trânsito, por exemplo.

O mecanismo funciona assim: no início do stress, a adrenal aumenta a produção de cortisol, mas com a permanência do estímulo a própria glândula se dessensibiliza e a produção de cortisol começa a diminuir. O corpo percebe isso como se não pudesse mais descansar. Para ele, cortisol baixo é como se não houvesse mais diferença entre dia e noite e o estado de alerta fosse constante. Com a persistência do quadro, surgem os problemas mais graves: insônia, depressão, obesidade, fibromialgia, fadiga crônica, aumento do risco de enfartes, AVC, trombose e uma considerável baixa de imunidade.

A insônia é causada pelo constante estado de alerta, que não permite ao corpo descansar nem relaxar sua musculatura. O descanso com o sono é obtido apenas a partir da oitava hora de sono. Imagine que, para quem mora no Brasil, isso corresponderia a dormir às 11 horas da noite só querer acordar depois das 9 da manhã.

A depressão é consequência da baixa produção de serotonina, afinal a serotonina é produzida apenas durante o sono profundo, o que não ocorre quando nosso cortisol está muito baixo.

A obesidade está correlacionada à depressão pois, quando a produção de serotonina é baixa, a percepção da saciedade também é diminuída e isso causa um grande aumento de apetite, associado a uma grande retenção hídrica. O organismo apresentará um apetite voltado para os carboidratos que são ricos em serotonina, mas infelizmente, são extremamente calóricos.

A fibromialgia é consequência da insônia. Quando o corpo permanece em alerta constante, os músculos não relaxam e, com o tempo, formam nódulos contraídos extremamente sensíveis à dor. Esta é uma das patologias mais graves causadas pela baixa de cortisol, pois limita muito a qualidade de vida de seu portador.

O aumento do risco de infarto, AVC e trombose ocorre por uma reação inflamatória dentro das artérias, que começam a se obstruir mesmo que não haja gordura, levando à ocorrência destas isquemias mesmo em pessoas magras e/ou atletas.

Já a imunidade baixa é o primeiro sintoma perceptível com a baixa de cortisol, porque nenhum surto de resfriado passa despercebido pelo paciente. É sempre a garganta inflamada, uma crise alérgica ou pequenas doenças correlacionadas.

Como devemos lidar com o stress?

Em primeiro lugar, é preciso qualificar esse stress para saber se ele é do tipo bom ou ruim para nosso corpo. A forma mais fácil de avaliar é através da equação: STRESS + VIDA ATUAL = FELICIDADE ou DOENÇA.
Exemplos:
Cuidar do filho + Vida Atual = Felicidade de ser mãe
Maternidade + Vida Atual = Depressão pós-parto

Se a resposta é felicidade, então esse stress, por mais inconveniente que seja, é benéfico ao seu organismo. Mas, se a resposta resulta em alguma forma de doença ou mal-estar intenso, então esse stress está prejudicando seu organismo.

Como tratar o stress ruim?

Em primeiro lugar, deve-se avaliar o quanto o stress está comprometendo a saúde física do corpo. Se já houver desequilíbrio hormonal e sinais inflamatórios é preciso tratá-los em primeiro lugar, pois só então o paciente terá forças para tratar as questões emocionais correlacionadas. É sempre importante enfatizar que para o tratamento do stress é preciso tratar primeiro o físico para depois tratar o emocional.

O tratamento pode levar de seis meses a dois anos para que o organismo atinja o seu equilíbrio ideal. Mas se a fonte de stress permanecer, então o tratamento deverá ser contínuo.

Foto: Marek Bernat

Comments

  1. Osmar Pequeno says

    Fui bancário, passei por tudo isso , a ponto do médico dizer , você tem apenas dois caminhos Hoje.!! Viver ou morrer , disse saia . Saí e estou vivo e feliz . Emagreci 22 quilos e estou quase recuperando depois de 6 anos. Como é bom estar feliz. Obrigado.

  2. Obrigado, por compartilhar seu conhecimento. Matéria esclarecedora e agradável de ler mesmo sendo cunho da área médica.

  3. edinei says

    tinha tumor na hipofise e nao sabia que meu cortisol estava no zero, tive varios problemas de sauda por falta dele agora estou tomando predinisona

  4. Texto melhor e mais explicativo que eu já encontrei, e pesquiso desde maio de 2016 sobre acth e cortisol baixo! Parabéns me ajudou demais!!!

    • Isabela Lins Costa Fonseca says

      Obrigada, Fabiana! Procuro escrever da forma mais objetiva possivel,mas sem esquecer o ponto de vista daqueles que estão procurando informação.

  5. Maria Rosimeire Barbosa De Sousa says

    Gostei muito !!! Fiz esse exame…Não sabia o Quão é importante…Adorei !!!

  6. Luciana says

    Muito útil. Gostei. Me esclareceu muitas dúvidas. Acho que as pessoas nem kembram ou sabem que esse hormônio existe

    • Isabela Lins Costa Fonseca says

      É verdade, é um dado importantissimo pra esclarecer a origem de vários problemas de saúde, mas é facilmente ignorado visto que entender seus resultados é um tanto delicado.

  7. Sylvia Teresa Sousa says

    Obrigada! Muito obrigada! Fiz exames e acusou baixo cortisol e leucócitos. Realmente, tenho vida difícil, enfrento desde cedo situações de estresse constante, e nos últimos meses ainda mais. Resultado, meu corpo está pedindo socorro.

  8. Norma Mariotto Ferreira says

    Estas informações foram extremamente valiosas,me identifiquei com vários dos sintomas descritos. Vou compartilhar com a minha médica para fazer o exame que detecta o nível de cortisol. Obrigada .
    Norma Mariotto Ferreira.

  9. Rosemere da Silva says

    Boa tarde
    E quando o nivel de cortisol estar muito alto o q acontece ???

    • Isabela Lins Costa Fonseca says

      O cortisol quando esta muito alto indica que a situação de stress está acontecendo agora e frequentemente, isto facilita para que o paciente possa detectar a verdadeira fonte de stress. J avi diversos casos de pacientes que achavam que o stress era causado por algo grave e intenso que estava acontecendo, mas na verdade era causado por algo mais subjetivo, como uma agressão verbal constante ou sono irregular…
      Saiba que um cortisol acima de 24, indica que seu corpo está vivendo no limite, e isso não consegue ficar assim por muito tempo, em breve esta glandula entrará em falencia e estes niveis vão baixar drasticamente, trazendo todas as complicacões que ja sitei anteriormente. A situaçao é grave e precisa de tratamento sim. Uma das melhores substancias para tratar é um composto chamado Relora, e eu particularmente vi excelentes resultados quando o tratamento medicamentoso é acompanhado por psicoterapia ou meditação.Procure seu medico e veja o que é mais adequado para você.

  10. Olá boa noite
    Estou com o cortisol muito baixo ..em dezembro pretendo fazer uma cirurgia para aumento das mamas
    Com esse cortisol baixo poderei passar por esse procedimento ???
    Desde já agradeço

    • Isabela Lins Costa Fonseca says

      O cortisol baixo e causar espessamento da cicatrização, e também vai comprometer sua resposta imunológica, por isso é importante fazer uso de reposição de vitaminas e minerais, principalmente as A,D e comp. B, e ZInco e selenio, pois eles ajudam a controlar estes efeitos, e um dia anates ou durante o procedimento cirurgico pode ser administrado um corticoide pra comprometer a cicatrizaçáo. É claro que fica bem mais facil simplesmente repor cortisol, mas é imprescindivel so fazer qualquer uma destas coisas com acompanhamento médico, pois em doses erradas estas substancias são prejudiciais a saúde.

  11. isabel dos santos emilio emilio says

    excelente, agora confirmei que a baixa no meu cortisol ta explicado,obrigado dra.Isabela a sra foi um anjo to me conhendo melhor.

  12. Joana Rocha says

    Boa tarde Dra.Isabela

    Antes de mais quero agradecer por este excelente artigo e por todo o cuidado e seriedade que manifesta.
    Contacto-a pois foram-me descobertos uma série de problemas hormonais, sendo um deles um elevado cortisol.
    Estou a fazer a seguinte medicação: ciproterona (1/4comprimido nos primeiros 10 dias da pílula) + Pílula yaz (medicação portuguesa)
    De facto o meu cabelo deixou de cair e os pelos na face desapareceram, contudo desde que faço esta medicação estou a ficar “louca” sinto-me miserável, infeliz e tenho momentos de fúria, esgotando a paciência dos que me são próximo e me querem bem.
    Para além disso, há duas semanas tive uma convulsão a meio da noite, poderá ter alguma ligação? Enquanto adolescente fui medicada como epiléptica, pois tinha frequentemente convulsões, mas a verdade é que tanto ressonância como eeg nunca deram como certo a epilepsia. Agora já ponho em causa, tudo isto estar relacionado com a minha parte hormonal….

    Sei que está longe e não poderá ser minha médica, mas agradeço um comentário à minha situação. Se eu antes já tinha este quadro de pessoa triste, mas que conseguia disfarçar, agora não consigo, sinto-me desesperada, infeliz e por vezes, receio fazer-me mal.
    Para além disto tudo, como a descoberta dos meus problemas hormonais sei que muito dificilmente vou conseguir ser mãe, o que agrava ainda mais o meu vazio, tristeza e revolta….

    Fico a aguardar,
    Um muito obrigada
    Joana

    • Isabela Lins Costa Fonseca says

      Me desculpe a demora para responder sua pergunta,mas tive problemas com o site e algumas perguntas se perderam…
      Bom, primeiro de tudo, se vc tinha convulsões na juventude é bem provavel que vc seja epilética sim. A epilepsia nem sempre é detectável por exames, e as convulsões do tipo tonico clônicas são bem caracteristicas da doença. A melhor forma de diagnosticar epilepsia é atravez do mapeamento cerebral, feito com avaliação de repouso, vigília, e estimulação visual (luzes que piscam).
      Este exame mostrará como anda a parte eletrica do seu cerebro, omque é fundamental para o seu quadro, visto que seus sintomas parecem muito com os da epilepsia de pequeno mal. Mas para ter certeza disso so com exames e avaliação medica.
      Se vc for epiletica, então so o fato de ter suspendido o tratamento, pode ser o fator para todo stress do seu corpo. Como vc tbém não se sentiu bem com o trataemnto com o topiramato pode ser que isto tenha agravado o quadro. Parece- me que vc está depressiva, e que além disso tem outras doenças correlacionadas. Sugiro que vc procure um medico que possa investigar aprofunadamente todo o seu caso para que vc tenha opçoes diferentes de tratamento. Se precisar de mim estou asua disposição na clinica skin laser- São Paulo.

  13. uende botelho says

    Muito bom gostei das informações ….não sabia q o cortisol fazia tudo isso, vou fazer os exames pois acho q isso é meu prblema…

  14. Mareli Morais says

    Adorei esta materias, e disponibilidade da grande dr. em prestar estes esclarecimentos preciosos a sociedade. Parabens a dra Isabela, e de profissionais assim competentes e que nos precisamaos

  15. denise says

    Excelente blog. Abs

  16. Ducy Caosme says

    Parabens por seu trabalho !

  17. Francisco Ávalo de Carvalho Junior says

    Meus parabéns, por sua profissionalidade, que com certeza, avança para um idealismo.Sofri mais de vinte anos com depressão/ansiedade/síndrome de pânico. Perdi e deixei de ganhar alguns milhões de dólares(sem exagero);
    Só me consultei com profissionais de ponta, na área da psiquiatria/analistas das mais variadas linhas, cognitiva,etc…,jamais algum se interessou em verificar outras alternativas que eventualmente pudessem estar causando os distúrbios.Sempre relatei que sou vegetariano,o que deveria servir de pistas para ser verificado se haveria algum deficit de alguma substância que poderia ser causa desses males.Tomei tudo quanto é tipo de antidepressivos e ansiolíticos, conheço todos. Nada resolveu meu problema. Recentemente, pesquisando por conta própria, depois com auxílio médico, descobri que tinha deficit de B12,Zinco,Vit. D, e estou na expectativa do resultado de outros exames que fiz recentemente, inclusive o de nível de cortisol matinal. Resumindo, só com as reposições das vitaminas e minerais relatados, parei com tudo…antidepressivos/ansiolíticos e melhorei àqueles sintomas todos em mais de 60%, mas sei que a recuperação é gradativa… Gostaria de fazer um acompanhamento geral da minha saúde com alguém de confiança(confiança esta que vc.me inspirou) é possível? Quero voltar ao que era , saúde 200%, nunca houve barreira grande o suficiente para me segurar, tamanha minha saúde física e mental, que por um vacilo, (virei vegetariano sem nenhum cuidado) continuo sendo, mas agora estou “esperto” e espero virar “expert”nesse negócio. Desculpe, sei que me alonguei,mas é um desabafo de quem sofreu anos à fio e perdeu muito não só materialmente falando, mas em outros
    segmentos da vida também. Obrigado pelo trabalho postado.

  18. ola doutora to omando acetato de cortizona.e tive poblemas no figado e ando meio que zonzo e com dores no abdome poderia me dizer se o cortizona esta me fazendo algum mau

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Sim, por ser um antiinflamatório hormonal que é metabolizado via hepatica ele pode lhe causar dores, enjoos, diarreia, dores de cabeça, entre outras coisas. Se vc estiver acima do peso, ou com o colesterol alto, ou com gordura no figado (esteatose hepatica) não deve usar ese tipo de medicamento,a não sr que o prejuiso de não toma-lo seja ainda maior. Faça um ultrasom e verifique como seu fígado estar antes de tomar qualquer decisão. Boa sorte!

  19. Danyele Freitas says

    oie flor… bem como pude ver o cortisol aumenta o apetiti e assim o peso correto? Tenho 19 anos ,peso 44 KL ja tenho uma filha de um ano e 2 meses ,me encomodo muito cm isso , sera possivel que o cortisol resolva isto? ou nao e mtu recomendado para essa cituação? desde ja agradeço beijos.

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      O cortisol pode estar envolvido neste processo sim,mas é preciso avaliar ouras coisas,como sua alimentação, se vc fuma ou bebe, como está sua tireoide…Existem diversos fatores que interferm no nosso peso,mas nenhum deles é mais importante do que a alientação. Procure ajuda para descobrir como descobrir o que te está acontecendo.

  20. Eliane Simões says

    Olá, Dra. Gostei do seu trabalho aqui.
    Estou procurando saber uma coisa q talvez a Dra. possa me ajudar.
    No período das 6hs da manha até 11hs sinto uma irritação q me incomoda muito. Meu cérebro parece louco, muito acelerado e perguntas e respostas acontecem aqui dentro dele. Situações q ocorreram ou não ficam ecoando na minha cabeça e isso me deixa muito tensa. As vzs sinto q vou explodir e isso é totalmente diferente d q realmente sou. Pois sou calma, falo baixo… Eu tomava um hormônio a quase 10 anos q é o ” Ela Max” e enquanto tomava n sentia isso, quando parava p menstruar sentia essa coisa chata no cérebro. Tenho 51 anos e parei c esses hormônio e passei a tomar “Tibolona” , pq tenho muitos nódulos calcificados nas mamas (7). Acho q tem haver c os hormônios . Tbm tive 2 crises de pânico depois q parei de tomar meu Ela Max. Será q pode me ajudar?

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Vc deve sofrer com alterações hormonais ha muito tempo, por isso o uso do anticoncepsional lhe ajudava,mas com a menopausa e com as alterações na mama, lhe prescreveram a tibolona para substituir a sua progesterona. Na minha experiencia isso nunca da certo, a paciente engorda e se transforma em outra pessoa. Recomendo que vc procure um médico que avalie a possibilidade de vc iniciar um tratamento com hormonios bio identicos aos seus, e que avalie tbém sua dosagem de serotonina para saber se ha necessidade de repor para tratar depressão e prevenir o pânico. Se quiser minha ajuda, eu atendo no morumbi, fone 3758 0606. Boa sorte!

  21. Fabiola says

    Bom dia!!
    Tenho hipotiroidismo (Hashimoto). Tenho níveis de anti-TPO e cortisol bem elevados. Levo uma vida tranquila com uma alimentação com verduras, legumes, carnes magras, cereais integrais, quase nada de refrigerante, gorduras e consideradas ruins. Faço exercícios regularmente e tenho uma taxa metabólica basal de 1791 cal. Bem, não consigo perder peso. Meu médico disse que faço exercícios demais e isso está estressando meu corpo e elevando o cortisol e tbm o anti-TPO. Isso realmente pode estar acontecendo? Ele recomendou o máximo de 40 minutos diários e dentro desses 40 minutos estão o alongamento, aeróbico e musculação. Existe alguma coisa que posso fazer para baixar esse cortisol?
    Obrigada,
    Fabiola

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Oi Fabiola! Tenho alguns pcts como vc e sempre é dificil achar um meio termo de tratamento que agrade aos dois lados,pois provavelmente o excesso de exercicio fisico está causando o aumento de cortiso,mas para atividade ou diminui-la drasticamente tbém causará stress ao seu corpo. Em casos assim eu avalio o corpo do pct profundamente(DHEA,HGH,TESTOSTERONA,PROGESTERONA,SEROTONINA,CORTISOL,ESTRADIOL,PROLACTINA,INSULINA,entre outros. A partir daí eu conduzo uma pesquisa alimentar específica para descobir qual alimentação ideal para o a paciente, além das atividaes que são necessarias para um desempenho ideal. Vc precisa lembrar que se está vivendo sob stress oxidativo constante é necessario protejer suas articulações senão elas vão se destruir em artrites… Cada organismo funciona de um jeito especial, e é preciso tempo e paciencia para descobrir o certo,mas quando se descobre, um universo de opçõs se abre e a vida melhora muito. Se quier minha ajuda, atendo no morumbi, fone 3758 0606. Boa sorte!

  22. Karine says

    Olá Dra.

    Acabei de passar pelo tratamento de Iodo radioativo e, sinto que estou totalmente ficando louca, meu hormônios não estabilizam, tenho dores pelo corpo o tempo todo, sinto uma ansiedade terrível, fiquei agressiva, choro o tempo todo, as vezes até esqueço de respirar, não sei o que fazer mais, tenho pensamentos que antes não tinha, brigo com meu esposo (a quem amo e só me faz bem). A dosagem de Cortisol Basal está alta, como, por Deus do céu vou conseguir controlar, nem rivotril está me acalmando, as vezes penso em cometer uma loucura, pois não estou aguentando mais.

    Me ajude, de alguma forma Dra. de qualquer forma! Por favor!

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Compreendo bem o que vc está passando, pois já vi este quadro várias vezes. O inicio do hipoteroidismo é muito dificil, e os sintomas emocionais são muito intensos. A melhor forma forma de vc conseguir ajuda é procurando um medico que se dedique ao seu caso e que te acompane por este primeiro ano, pos as dosagens hormonais vão variar mito e repor só t4 e tomar anidepressivos só vai mascarar o fato.Medicos que usam terapia ortomolecular, ou que fazem reposição hormonal bio identica podem te ajudar. Meu fone é 011 3758 0606. Passei eu mesma por uma situação semelhente e sei que se for corretamente tratada vc vai melhorar e voltar a viver em paz com a saúde. Boa sorte!

  23. Raquel Costa says

    Oi Dra,

    Gostaria da sua opiniao no meu caso, pois ja passei por muitos médicos e nao estou tendo resultados. Tenho nódulos na tireoide desde 2007 e ja ja fiz biopsia e estava tudo bem e sem alterações hormonais. No fim de 2011 comecei a ter tendinite nos ombros sem explicação. Fiz algumas injecções de betametasona e ficava sem dor por 3 ou 4 semanas, contudo e e aí q esta a polemica, quando estava sob o efeito do corticoide emagrecia 6 kilos sem mais nem menos, saem dieta nem exercícios, quando voltava a sentir dor, voltava a engordar. Os médicos nao sabem pq isso aconteceu, na verdade eles nem acreditam em mim, o que me da uma raiva tremenda. Resumindo continuo gorda e com dores, dependente de antiinflamatórios e analgésicos para conseguir ter uma vida normal. Abaixo o resultado dos meus últimos exames.

    Serotonina 106,2 (117,5 – 193,3)
    Tsh 0,056 (0,4 – 4,5)
    T4 11,5 (5,5-11,0)
    T4l 1,5 ( 0,8 – 2,7)
    T3l 3,1 ( 2,0 – 5,0)
    Anti-tg 278 ( até 60)
    Anti-tpo 49 ( até 60)
    Cortisol plasmático 8,7 (5,0 – 23,0)

    Obrigada e parabéns pelo site!

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Oi! nem vou perguntar se está tudo bem, porque eu sei que não está. Pelo que pude ver vc stá com hipertireoidismo, ou com alguma tireoidite (inflamação da tireoide),mas pode está apenas no inicio…No ultrasom da tireoide havia alguma area heterogenea? Ninguém sugeriu tomar tapazol? Acho que vc precisa fazer as dosagens de TSH< T3 E T4 livres, junto com dosagem sérica com 3o minutos de repouso do cortisol, pois sua tireoide pode está provocando uma fadiga adenal, o que provoca desequilibrio do cortisol e consequente aumento do apetite e peso. Deve ser por isso que o corticoide é tão necessário ao seu corpo. É bom dosar tbém o estradio, progesterona, fibrinogênio, pois os ovários também serão comprometidos... Não parece ser um caso simples,mas não desista! Só após 4 anos de tratamento foi que a minha tieoide começou a estabilizar! Boa sorte!

  24. A alteração de cortisol pode prejudicar eu engravidar?

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Dificilmnte seria uma causa única para seu problema,mas ela pode causar inflamação nas trompas e isso dificulta a gravidez.

  25. DICIONE SOARES DA SILVA says

    Olá Dr. eu axo que estou com o cortisol baixo porque ando com todos estes cintomas me acometendo estes cintomas estão me afastando do meu trabalho ando muito desanimada sem vontade de nada até de viver será que existe umablema. maneira de me livra deste pro

    • DICIONE SOARES DA SILVA says

      haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      • Dra. Isabela Lins Costa says

        Pois é! Eu fiquei assim quando descobri que provavelmente tenho hipotireoidismo desde os 18 anos de idade( só apareceu nos exames quando eu tinha 37) Sofri muitos anos de depressão e retenção hidrica, subitas variações de humor,e disposição sem saber o que tinha. A medicina ainda tem MUITTTTOOOO CHÃO pela frente.
        Abraços!
        dra. isabela.

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Procure um médico que te escute e dê atenção, e que faça todos os exames relevantes e só assim você descobrirá o que está acontecendo. Boa sorte!

  26. Rosani pilan says

    Dr isabela, em primeiro lugar , gostaria de parabenizada pelo despreendimento de esclarecer as pessoas a respeito de sua saúde, meu caso e um tanto complicado, pois tenho enxaqueca, quando criança era mais leve, até os doze anos depois entrei em um período de muitas crizes, que duraram até os meus quinze anos, depois entre em um período de descanso, elas voltaram muito intenção nos meu trita e dois anos, hoje eu estou com com quarenta e nove anos, a dois anos fui diagnostica como sendo portadora de fibromealgia, e tenho procurado fazer dentro do possível o tratamento, a medicação que eu estou tomando hoje e para dor spidufen , simbalta, uso um relaxante muscular mirtax, agora meu medico me pediu para fazer um teste de cortisol basal, a medicação me deixa muito mal penso que o remédio me faz mais mal do que me ajuda em alguma coisa, nao tenho depressão, mais estou cansada, tudo o eu quero fazer na minha vida, de uma forma ou outra estou sempre me sentido mal, dores de cabeça, por qualquer coisa , nao posso tomar sol, nao posso fazer caminhadas, qualquer esforço físico e suficiente para desencadear crises de dor, ou muscular ou de cabeça, gostaria de ressaltar que meus exames nao apresentado alterações, chego a pensar muitas vezes que seria bom que desse alguma coisa, pois aí eu saberia o que fazer, nao tenho problema de pressão , nao tenho costeiros , nao tenho diabes, nao tenho tiróide, nao tenho problemas , hormonais, meu exames sempre estão dentro da mortalidade, faço dos os anos uma batia de exames, agora foi refazer tudo esta semana, estou cansada, gostaria de sua opinião, desde já agradeço pela atenção, fique com deus.

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Um caso como o seu requer um acompanhamento continuo do médico. Quais são as dosagens do seu cortisol(exame feito com repouso), da serotonina serica, do fibrinogênio, do T3, T4, e TSH, como está seu fluxo menstual e os hormônios ovarianos (estradiol e progesterona)?Para ter certeza e dar um diagnóstico mais apurado o médico precisa ver vc, e saiba que dificilmente você você obterá cura de uma doença que já cronificou,mas no que eu puder ajudar estarei a sua disposição.

  27. Cristiano says

    Ola dra Izabela!! Estive lendo os comentarios i adorei o blog, acho q a sra podera me ajudar com o meu problema que esta atrapalhando por demais minha vida em geral, vamos la…passei por um problema a algum tempo atraz q mudou totalmente minha vida, fazem exatos um ano, devido a varias preoculpaçoes causadas por esse problema ñ consigo levar mais uma vida normal, sinto dores de cabeça precisamente do lado esquerdo na nuca diariamente me disseram que e estress ou tensão, me irrito muito facilmente, sinto quintura o dia todo em meu corpo, meu cabelo esta caindo bastante alem de um encomodo constante no peito esquerdo, alem de problemas gastroentestinais como dores no pe da barriga tanto do lado direito no figado como do outro lado do pancreas, i vez por outra tenho umas crises de panico por favor dra a que proficional devo recorrer a um psquiatra, neuro, gastro ou cardiologista, tenho umas crises que minha pressão sobe , almenta a dor na nuca, falta de ar dor no peito e um descomforto no estomago tipo uma queimação, i uma tremedeira das maos,, me ajude dra por favor que deus le abençoe.

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Uau Cristiano, a coisa está realmente dificil pra você! Olha, uma situação assim tão complexa precisa realmente de acompanhamento médico cosntante. Tenho certeza que um bom médico, seja psiquiatra ou clinico geral, tem condições se te ajudar.Meu ponto de vista sempre avalia pela abordagem ortomolecular, pois essa é minha formação…Sei que vc precisa fazer diversos exames (serotonina, testosterona,cortisol,dhea,fibrinogênio,endoscopia,mapeamento cerebral e talvez uma ressonância,entre outros…) Se quiser me procurar estou a sua disposição no fone 3758 0606. Obrigada e boa sorte!

  28. Desde o nascimeto da minha fiha eu me sinto cansada, irritadissima, muito nervosa, ganhei 20kilos após minha gravidez sabendo que durante gravidez eu engordei só 7 kilos. Eu sinto muita vontade de chorar, sinto minha cabeça pesada todo dia, não consigo mais dormir, sinto muita ansiedade.Meu marido diz pra mim ir ao psicologo mais tenho um pouco de receio de ir, pq não quero ser dependente de remedios . Ao ler a matéria entendo que preciso mesmo de tratamento.
    vou procurar ir ao médico pra iniar um tratamento
    att.

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      A gravidez pode causar diversas alterações hormonais, e isto pode tanto levar a um quadro de depressão como a um comportamento compulssivo. Se vocÊ fizer um tratamento ortomolecular vc não será medicada com nada que cause dependencia quimica ou tolerância, e com a quimica cerebral bem equilibrada seu rendimento numa psicoterapia será muito maior. Espero que você encontre a ajuda que precisae se quiser estou a sua disposição na clinica. (Fone 3758 0606, são paulo)
      Boa sorte!

  29. Joelma says

    Olá dra Isabela Lins,
    Preciso de sua ajuda,meu cortisol esta 0,7(muito baixo) estou sem menstruar a 6 meses,o meu estradiol esta 744(alto) a 1 mês estava 615,fiz o TSH que deu 0,51 a endocrinologista disso que o tsh esta normal,mas pra mim estou no começo de hipotireoidismo.Posso tomar Puram,por conta própria?Ah sobre estradiol alto não tenho tumor no ovário,pois fiz transvaginal,o homônimo da hipófise estimulante estão super baixos,tipo o fsh 0,21 e o lh 0,20.A endocrinologista não esta encontrando diagnostico já que sem o estimulo do fsh e lh como esta tão alto?e sem tumor no ovário e estimulo? E o cortisol esta neste nivel depois de ter feito um teste com dexametazona,já que o ultimo exame tinha dado 29,dias depois deu 0,7 apos tomar este medicamento na vespera do exame,ela queria testar doença de cushing,mas deu foi muito baixo,o que fazer agora?
    Aguardo sua resposta,Obrigada.

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Um caso como o seu é muito complexo, pois não há exame que comprove uma alteração hormonal patológica, mas ainda há a possibilidade de endometriose por desequilíbrio entre as dosagens de estradiol e progesterona… Tenho visto no consultório que alterações de cortisol correlacionadas a baixa de serotonina, podem interferir na regulação de outros hormônios e têm por principal causa comportamento depressivo ou stress crônico. Não posso lhe recomendar tomar medicamento sem acompanhamento médico, e acho que seu caso realmente precisa de acompanhamento…. Se precisar de mim para mais esclarecimentos me procure na clinica, informações de contato na página .

  30. alessandra says

    Dra.

    Tenho 39 anos e há 40 dias estou em uma crise de urticária (nunca tinha tido).Já fui em tres medicos, estou tomando anti histamínicos, mas não adianta nada.A única vez que melhorou foi quando fui ao pronto socorro e me aplicaram hidrocortisona na veia (poucos minutos não tinha mais nada).Também tenho hipotireoidismo, faço tratamento há anos, mas meu endócrino nunca pediu exame de cortisol.Pode ser este hormonio que esta causando a urticária, já que anti alergicos não funcionam#

    Desde já obrigada

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      A tireóide e a adrenal são glândulas que se comunicam muito, uma alteração em uma implica que a outra também sofrerá. Algumas pessoas desenvolvem alergias quando o cortisol está abaixo dos limites ideais (13 a 19),mas alguns endocrinologistas não acham isso relevante… Também pode haver uma alteração de desequilíbrio se a reposição que vc faz for só de t4,pois o t3 tbém faz muita falta no nosso corpo, sem falar da falta de serotonina. A tireóide também interfere muito na hipófise, portanto podem ocorrer alterações de comportamento e de humor que estão correlacionadas entre si. Casos assim complexos eu preciso acompanhar como médica do paciente para dar um parecer mais acurado e tratar todo o desequilíbrio hormonal, pois acredito que mais hormônios estão em desequilíbrio. Se vc quiser, pode me procurar na clínica, o telefone é 3758 0606. Peça para reservaem uma hora interira de consulta pois vamos precisar. Abraços;
      Dra. Isabela.

  31. ALESSANDRA AVRGAS says

    Muito bom, gostei desta informação, precisava compreender o que estar acontecendo comigo, a 2 anos me sinto muito indisposta, cansada, irritada, totalmente estressada. Já me matriculei na acadêmia para melhorar minha atividade corporal,porém sinto tb que meu problema e fisiológico.

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Talvez vc tenha que pesquisar melhor o que está acontecendo com seu corpo, se ha algum desequilibrio na tireoide,ou na adrenal,mas para perder peso de fato a coisa mais importante é diminuir a ingestão de calorias.A única coisa que engorda é comida.

  32. Olá Dra. Isabela Lins.
    Como vai?
    Tenho 22 anos,1,68 e 89 kg ,isso é grave.. em dois anos engordei loucamente.. e isso me assustou.Foi ai que fiz uma consulta ao endócrino,pois sentia alguns sintomas como inchaço nas pernas,retenção de líquido,ansiedade, desregulação na menstruação,,stress, compulsão ,loucura por doces..
    Ela me pediu uma série de exames, e constou q me cortisol está baixo e a insulina no limite..
    Foi retirado o doce e o refrigerante para começar o tratamento..
    Ela me passou remédios manipulados como manga africana e outro c composição (magnésio,ginco biloba,picolinato de cromo entre outros que não lembro..
    Ela pediu p q eu tomasse esses remédios por 3 meses e retornar p ver resultado..
    Hoje estou indo para o terceiro, e fiz foi ganhar mais peso…
    Já liguei pra ela, ela disse que é normal.. estou ganhando massa .
    MAS NÃO ERA ESSE O ESPERADO..
    ME AJUDE DOUTORA, ESTOU DESESPERADA!!

    OBRIGADA
    MAYRA

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Não existe medicamento que emagreça, apenas substancias que durante uma dieta rigorosa pode ajudar a acelerar a perda de peso…Tbém não existem doenças que engordam, mas sim que aumentam o apetite, se nós não aprendermos a controlar o apetite seremos idosos obesos e diabeticos.
      O fato de seu cortisol estar baixo pode significar um hipotireoidismo subclinico, sem ter alterações nas dosagens hormonais ,mas tendo todos o sintomas. O melhor a fazer é procurar um ortomolecular ou modulador hormonal(medico),que pesquise todo o seu historico…Para ajuda-lo leve uma tabela com sua temperatura basal anotada.Faça assim: durante 7 dias ,meça,ao acordar sua temperatuda e anote.Com esses dados ficará bem mais fácil para o medico diagnosticar seu problema. Se quiser marcar consulta comigo, o telefone da clínica está na página de Contato. Boa sorte!

  33. ELIDA CRISTINA BATALHOTI BROGIATO says

    Bom dia dra.
    Minha filha de 11 anos teve o diagnostico de hipotiroidismo e começamos a tratar com puram; hoje ela toma de 75mg. Ocorre que no mes de setembro realizamos um exame de sangue de rotina para ver como estava os hormonios da tireoide e a endocrino constatou que o cortisol esta muito baixo. mandou fazer outro exame de sangue e logo apos, entrar com o prednisolona, mesmo antes de sair o resultado que ficara pronto so em 21/11. Gostaria de saber porque isso acontece, e o que aconteceria se minha filha nao tomasse esse remedio; porque inclusive a endocrino mandou dobrar a dose em caso de estresse. Esse procedimento esta correto??? Dra., estou muito angustiada com tudo isso. Minha filha voltara ao medico so em 28/11. Se a senhora pudesse me exclarecer algumas duvidas, ficaria imensamente grata.
    Obrigada,
    Elida

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Este é um caso bem delicado… Quando um cortisol está baixo, diversos problemas se instalam no corpo…Eu prefiro repor o cortisol com cortisol( ou seja: hidrocortizona base) que é quimicamente igual ao cortisol produzido por nosso corpo e portanto pode ser dosada e controlada,mas a maioria dos médicos usam aquilo que está mais acessivel no mercado, que são os corticoides.Só que o uso de corticoides continuamente prejudica o nosso corpo, portanto todo cuidado é pouco com o uso continuo deste medicamento. Outras coisas tbém precisam ser avaliadas, como o funcionamento dos ovarios, da hipofise e a produção de outros hormonios, como a serotonina. A criança pode se tornar lenta,agressiva e com dificuldade de concentração se a alteração hormonal estiver comprometendo todos estas glandulas. A dieta dela, o tipo de atividade fisica, e o lidar com esta criança requer cuidados diferenciados que farão muita diferença no seu futuro.
      Espero ter ajudado, e se precisar de mim pode me procurar na clinica. Entendo sua preocupação, pois tenho hipotireoidismo e meu marido tbém, então sei que tenho que ficar atenta a minha filha.
      Boa sorte!

  34. Ana lucia Lesaa says

    Olá Dra,

    Meu esposo é atleta de natação (37 anos) e diabético insulino dependente diagnosticado a 4 anos.
    Ele encontra muita dificuldade em controlar os níveis de glicemia mesmo monitorando
    VC ATENDE ESTES CASOS?

    Abraço Ana Lúcia

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Oi,Ana lucia!
      Sim, tebho acompanhado pacientes diabeticos, com dificulddade de manter niveis ideais de glicemia,sejam ou não atletas…No caso do seu marido precisaremos avaliar completamente sua limentação, e correlacioar os horarios da aplcação da insulina com os niveis de stress, pois a variacão de cortisol pode ser a causa destas irregularidades. Estou a sua disposiçáo na Av Brigadeiro Luis Antonio 4301, fone 3885 3898.

  35. ola ,li sobre os comentarios e resolvi pedir ajuda para a dra.estou indo ao medico mas cada vez tenho mais duvidas,tenho 40 anos ,estou a 5 meses sem menstruar ,fiz varios exames o qual minha taxa de cortisol esta muito baixa,estou ganhando muito peso ,meu medico apenas me falou para não tomar nem um tipo de anticonceptivo,so usar camisinha ,ando muito extressada ,e sem vontade para nada,o medico tb disse que estou entrando na menopausa sera que é isso mesmo ,ficarei aguardando resposta sua ,se puder me ajudar ficarei agradecida ,boa noite beijos ,neuzi

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Ola Neuzi!
      Para avaliar se o inicio da menopauda chegou,basta ver o resultado do exame FSH,se estiver acima de 15, é bem provalvel que esteja mesmo no climaterio, mas existem outras coisas que podem causar sintomas similares e que não são provinientes da menopausa. Mas vejo que vc está muito angustiada com o assunto…
      Não precisa se preocupar tanto!
      Nos dias de hoje a menopausa tem diversas formas de tratamento,e este quadro vc descreve tem tratamento.
      Estou a sua disposiçao na AV brigadeiro luis antonio 4301,fone 3885 3898.
      Abraços!

  36. Elivaine says

    Olá! Tenho um nivel de Cortisol muito baixo… Causa tudo isso mesmo, e morro de raiva quando as pessoas perguntam pra que eu bebo aquele remedio e eu respondo e elas dizem que é apenas mais um nome pra preguiça, quem passa por isso sabe muito bem como é… me sinto mesmo depois de uma noite de sono acordo cansada como se não hovesse dormido um minuto se quer. Estou querendo engravidar a algum tempo e não estou conseguindo o Cortisol baixo pode ter relação direta com isso?

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Olá Eli!
      Sei como se sente ,pois no inicio deste ano passei por um episodio de fadiga crônica,e realmente é um momento que desejo esquecer… Mas em relação a sua dificuldade de engravidar,é possivel que exista correlacão com hipotireoidismo,que gealmente acomete os pacientes que estão com comprometimento na adrenal. O hipotireoidismo interfere na liberaçao dos hormonios ovarianos, causando imaturidade dos ovulos e porconsseguinte, impedindo a ovulacão.É claro que ñão posso afirmar com certeza de que é isto que ocorre com vc, mas ja é uma opção de hipotese diagnóstica. De qualquer forma estou a sua disposição no telefone 3885 3898.

  37. Elisabeth de Oliveira Naldy says

    Bom dia Dra Isabela, Dra sempre assisto a sua participacao no programa da Catia Fonseca ,tenho 53 anos sou uma pessoa muito estressada tenho muita insonia ja fui ao endrocrino ele passa os remedio (formulas)mas nao adianta nada tenho 1.60 de altura e estou com 75 kl,gostaria de saber mais sobre este tratamento do cortisol gostaria se possivel uma resposta ,e preco de uma consulta com a senhora um abraco

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      OI! Elisabeth!
      Para ter ceerteza de que existe alteração em seu cortizol é preciso fazer alguns exames…Outras doenças podem esta correlacionadas, como o hipotireoidismo subclinico, e outars baixsa hormonais e/ou nutricionais.
      Estou a sua disposição na Av. Brigadeiri Luis Antonio 4301, fone 3885 3898.

  38. Emilia M de Macedo says

    Bom dia.Dra assisti susa entrevista no programa mulheres e me vi la dentro pois tenho quase todos os sintomas… engordei 20 kiolos em um ano e nao consigo mais me livrar dele.. durmo mal a noite como pouco e sou muito strewssada… nossa achei uma luz no fim do meu tunel como a sra poderia me ajudar…??/ atende em consulta onde ?? preciso falar lhe pessoalmente.. ja to ate mais feliz vendo que meu problema tem soluçao
    agruado sua resposta …

    att

    Emilia

    • Dra. Isabela says

      Olá,
      Obrigada por visitar o Mais Que Perfeita. Aqui no site você encontra as informações da clínica onde atendo, no link “Contato” no menu superior.
      Aguardo um contato!
      Abraços, Dra. Isabela

  39. Cristina says

    olá Dra, ontem foi a segunda vez que a vejo no programa da Cátia Fonseca e fiquei impressionada com as suas explicações sobre os hormônios e desde então fico procurando o seu endereço ou telefone para agendar uma consulta.
    Será que poderia me enviar por email…
    Agradeço desde já
    Cristina

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Olá, o endereço do consultório está disponível na página de Contato do site.
      Obrigada,
      Dra. Isabela Lins

  40. Carolina Ivanov says

    Bom dia Dra. Isabela,
    Ontem assisti sua entrevista no programa mulheres onde explicou sobre o cortisol. Me identifiquei bastante com os sintomas e como nunca nenhum médico pediu um exame de dosagem de cortisol, vou sugerir eu mesma ao meu endocrinologista e descobrir se é este o problema das minhas insônias, alergias, cansaço e o mais importante, a causa do aumento de 1okg do meu peso corporal em apenas 1 ano.
    Me ajudou bastante saber sobre este hormônio tão importante.
    Obrigada.

  41. Daniele says

    Olá Dr Isabela tb assisti ao programa Mulheres e as informações que nos passou são realmente valiosas principalmente para nos mulheres. Eu me deparei com todos os sintomas que comentou.
    Tenho 32 anos e sempre cuidei muito para não engordar, pois tenho tendência, fazia academia, dança e outros, tinha um corpo bom e me sentia bonita…mas devido problemas emocionais engordei 16 kg . No desespero para emagrecer decidi tomar sibutramina tive muitos efeitos colaterais mais fiquei contente de ter perdido tudo que havia ganhado, mas logo em seguida engravidei e engordei 24kg.
    Estou desesperada não consigo emagrecer, me sinto péssima, sinto dores por todo o corpo principalmente nas costas, irritação, dor de cabeça, oscilação de humor, um cansaço tremendo. Li a matéria sobre compulsão alimentar e me identifiquei também. Não sinto ânimo para nada e estou com baixa auto estima.
    Dra a medicina ortomolecular pode mesmo me ajudar em tudo isso, por favor me dê uma luz.
    Dra se possível gostaria de saber se o tratamento fica muito caro.
    Obrigada e um abraço
    Daniele
    SP / SP

    • Dra. Isabela says

      Olá Daniele,
      O seu caso é muito comum em meu consultório, acredito que posso ajudar sim. Os tratamentos variam conforme o problema, que poderá ser detalhado com o resultado dos exames. Mesmo quando são um pouco mais caros, meus pacientes mencionam valer a pena, pois a sensação de melhora na qualidade de vida costuma ser evidente com algumas semanas de tratamento. A equipe da clínica pode te passar mais detalhes. O telefone da clínica está aqui no site pelo link “Contato”.
      Abraços,
      Dra. Isabela

  42. joelma says

    Drª Isabel está de parabens foi uma aula que assisti no programa mulheres
    serviu de alerta para todos as pessoas que estao sofrendo .. obrigada

  43. Maria das Graças Machado says

    Olá Dra boa tarde na sua entrevista de hoje no programa de Cátia Fonseca você descreveu exatamente o que vem acontecendo comigo há alguns anos. já passei por alguns psiquiatras e nada , continuo do mesmo jeito. No ano passado comecei com um problema de queda de plaquetas quero saber se esse problema pode está relacionado com o cortisol

    obrigado

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Para lhe responder com certeza sobre o que está acontecendo e preciso de mais infarmações sobre seu caso…Mais exames e fazer uma profunda anamnese, portanto eu recomendo que vc procure um medico que dê atenção a suas queixas e que lhe oferça um diagnostico. Se precisar estou a sua disposição,na Av. Brigadeiro Luis Antonio 4301, fone 3885 3898.

  44. juliana says

    acabei de te assistir e tive uma luz no fim do tunel, ja ate fui tachada como louca pois procuro tantos medicos e não tenho uma solução para tanta dor no corpo, nas mãos , sono fora de hora, fadiga extrema,mal humor entre outras , vou tentar uma consulta, obrigada juliana

  45. Marisol Martin Canuto says

    Boa noite, como a amiga acima disse também assisti sua entrevista com a apresentadora Catia Fonseca.Gostei e tudo o que a senhora disse, pois é justamente tudo isso que eu e minha filha que tem tireoide, sente.Ela engordou muito, as vezes aparece um caeroço no pescoço dela, bem atars da orelha, e que incomoda muito.Eu, ainda estou sem saber o certo o que tenho, pois, comecei a tratar minha doença como lúpus, hoje, a médica acha que é doença mista, mas independente do que seja, o que interessa, é que sinto muitas dores pelo corpo, rigidez matinal, insônia, esquecimentos,mas fiquei contente com o que ouvi, não está tudo perdido ainda.Talvez com uma reposição adequada de hormônio, eu e minha filha, venhamos a nos recuperar.Boas Festas, um Feliz Ano Novo, e que a senhora continue sendo essa pessoa super alegre, que demonstrou ser no programa de hoje. Parabéns
    Marisol.

  46. rita lisboa says

    Boa tarde doutora Isabela ,me chamo Rita e ouvindo a senhora no programa Mulheres fiquei em estado de choque ao ouvir a DESCRIÇÃO EXATA do que sinto a 5 anos e que cada dia mais me afasta das pessoas e da vida.Quando falo que não tenho animo para nada e sinto dores as pessoas torcem o nariz,já passei por psiquiatras ,tomei anti depressivos e não resolveu..parece que estou em constante estado de ALERTA.
    RITA LISBOA
    SÃO Paulo/SP.

  47. izabel Cristina Ferreira Freire says

    Assisti agora a pouco sua entrevista com a Cátia Fonseca, e tudo que você falou sobreFIBROMIALGIA eu sinto. agora estou vendo uma luz no fim do túnel.Já procurei ajuda com várias especialidades médicas e nada deu certo , estou cada vez pior. Essa doença é terrível, a gente não tem descanço, a dor é terrível, é muito sofrimento, obrigada pelos esclarecimentos.

Speak Your Mind

*