Soroterapia contra a Depressão

 

Soroterapia contra a depressão

Uma das maiores doenças do século, a depressão tem seu tratamento dificultado por ser mal diagnosticada e por ser tratada por medicamentos massificados, que não corrigem aspectos específicos de cada paciente.

A primeira coisa que faço é o diagnóstico sobre o tipo de depressão que o paciente tem. Sem conhecer a doença o tramento não pode ser correto, mas sempre encontro pacientes que estão se tratando com medicamentos controlados e até fazendo terapia, mas que não sabem qual o tipo de depressão que eles têm. Quando o paciente está acompanhado por um bom psiquiatra, trabalho em conjunto, senão começo do zero.

Para cada tipo de paciente a abordagem é diferente: existem casos de pacientes que possuem uma disfunção cerebral que resulta em dificuldade de aproveitar a serotonina produzida. Para estes, basta o remédio certo e consulta bimestral para a obtenção de bons resultados.

Existem casos onde a consulta é semanal, como uma psicoterapia, mas com intervenção medicamentosa. Promovo o equilíbrio da química do organismo do paciente, e verifico as reações e sucessos paulatinamente. É importante uma abordagem intimista, para capturar informações médicas importantes no tratamento.

Em casos menos freqüentes, em que o paciente é uma pessoa de natureza muito reservada, sugiro a criação de um grupo de tratamento. A troca de informação, experiências e a própria interação com outros pacientes acelera o processo de cura nestes casos. Os resultados são maravilhosos para todos, principalmente para os pacientes que querem melhorar a qualidade de vida e diminuir os medicamentos sedativos.

Novamente a forma de adminstração de medicamentos é a mais natural possivel, sendo que para intervenções imediatas lanço mão da soroterapia. As substâncias que utilizo nestes casos visam o aumento da produção de serotonina (ou de seus receptadores); substâncias energéticas para elevar o humor e aumentar a disposição física; e substâncias para regularizar o sono. Em conjunto, estas substâncias provocam a regressão do quadro depressivo.

A diferença entre tomar estas substâncias através do soro ou por via oral, é que no soro o efeito é imediato. Por via oral, os medicamentos levam em média 15 dias para iniciarem seus efeitos.

Foto: Dani Toth

Comments

  1. Claudia Simone Brenha Simoes says

    Dr. Isabela,
    Tive um mau estar em junho do ano passado, e um neuro disse que era uma desautonomia , que pode ter sido procvocada por estress ou medicamento, tomava a anos topiramato e parei repentinamente. O caso é que tive uma sindrome do panico na sequencia e estou tomando paroxetina e pamelor a um ano, gostaria de parar pois estou engordando muito, mas o medico não quer parar pois diz que o tratamento deve ser de dois anos ou mais.
    O que a senhora me aconselha?
    Obrigada.

    • Isabela Lins Costa Fonseca says

      Parece que seu corpo não reagiu bem ao topiramato. ( Que só deve ser usado para pacientes com epilepsia ou enxaqueca causada por disturbios eletricos do cerebro)
      A paroxetina tem uma boa açao no sistema digestivo para diminuir sintomas de dispepsia , falta de apetite e sindrome do colon irritável, mas em geral engorda justamente por este excesso de apetite…
      Que tal encontrar a causa destes sintomas antes de apenas tentar alguns tratamentos?
      Faça exames que avaliem seus hormônios, como cortisol,estradiol, progesterona, horm.tieoidianos,e dose sua serotonina.
      Não é facil tratar de uma doença que começa a comprometer logo o cerebro, mas com uma investigação adequada dos sintomas e um tratamento que trate todo seu corpo,vc tem maiores chances de atingir seu ideal de saúde. Se precisar conversar sobre isso me procure na clinica.

  2. Eliane lucio says

    Drª Depois de anos pesquisando tudo sobre a srª,tudo que eu digo com relação aos teus tratamentos!

    E sem não ter mais como adiar eu marquei uma consuta com a srª,pois são muito os problemas!

    Muito anciosa com este dia da consulta…

    Um abraço

    E até mais

    Eliane Lucio

  3. EDER NUNES DA CUNHA says

    dra, estou tomando soro para depressao ( ANAFRANIL, VITAMINAS A,B E C) QUANTO DEVO TOMAR DESTE MEDICAMENTO? MINHA DEPRESSAO E FORTE….
    JA TOMEI 10 AMPOLAS, JUNTO COM SORO ESTOU TOMANDO DEPAKOTE – ER , RIVOTRIL 2mg E SOROQUEL 100mg
    UM FORTE ABRAÇO!
    EDER NUNES

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Como foi diagnosticada sua depressão? Vc sabe se é reativa,endogena, ou desequilibrio quimico ou hormonal?
      A soroterapia é um tratamento ideal para crises,mas a manutenção é feita com medicação oral…Geralmente um tratamento ortomolecular não incluiria anafranil de forma injetável,mas essa é minha opnião do seu caso sem conhecimento profundo,se quiser mais informações me procure que terei prazer em ajudar.

  4. rose campos says

    oi dra,tenho visto suas entrevistas na tv gazeta ,tem sido de muita valia.acredite se quizer ,pedi dosagem de cortizou para o meu medico e ele me disse que nao era preciso pois estou aparentemente bem.fiquei com vontade de rasgar meu plano medico . dra, vi tua entrevista na paloma silva , e a sra comentou de um complemento para dar energia tomado a noite ,ou com vtamina c durante o dia . pode me explicar o que e? beijos obrigada por nos orientar. rose . limeira sp.

    • Dra. Isabela Lins Costa says

      Repor vitaminas é o metodo mais simples de readquirir disposição fisica ,mas so é eficaz qdo a necessidade se sua dosagem de bitaminas e minerais estcer a ideal então a reposição fará pouca difernça. A associação de vitamina C com L argenina é bem eficaz contra a fadiga,mas acho que antes de sair se medicando vc tem que procurar u. medico que dê atenção a suas queixas,pois tratar sem ter certeza pode mascarar um quadro de umadoença mais grave. Espero ter ajudado!
      Abraços e boa sorte!

  5. Simone Oliveira says

    Dra, a cada dia me conheço mais através das suas valiosas explicações para os diversos casos.
    Quero marcar uma consulta contigo a fim de minimizar ou acabar c/ um montão de sintomas ruins que tenho.

    Obrigada!

    Bjs, dra!!!

Speak Your Mind

*